Fomos à última consulta do ano com o Dr Marciano e as notícias foram excelentes. O índice CA que no início do tratamento estava em 1570, sendo que o normal é até 30, no último exame chegou a 10,8, ou seja normalíssimo.
Graças a Deus e Maria isto indica que o câncer foi retirado, mesmo assim vamos fazer a quimioterapia e a radioterapia para garantir que o problema não evolua.
No mais as recomendações para a vida futura, continuar com os medicamentos para a digestão, enjôo, e manter a ingestão de carne, inclusive carne de porco, alimentar-se bem, continuar com o suplemento, e até liberou uma taça de espumante para brindar esta vitória.
Iniciaremos a quimioterapia em janeiro, e voltaremos ao médico uma vez por mês até a liberação definitiva.
Ao final da consulta agradeci muito ao Dr Marciano, dei um forte abraço nele agradecendo pela volta a vida que ele me proporcionou, com a ajuda de Deus e Maria.
Isto mostra o poder de Deus e de Maria que me trouxeram de volta à vida.
domingo, 21 de dezembro de 2014
A última consulta do ano
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
A reviravolta - ou o susto
CASAMENTO 08/11
Como vocês sabem, quando recebemos o diagnóstico do câncer que o pai TINHA nós estávamos no meio dos preparativos do meu casamento com o Marcos, que aconteceria em novembro.
Seis meses nos separavam daquele dia triste até a festa.
Meu primeiro pensamento foi: cancela!
Nunca que eu iria conseguir pensar na festa com meu pai vivendo uma tormenta.
E foi isso que propusemos para ele: vamos cancelar o casamento.
O pai estava fraco, dolorido, cansado. Naquele momento ele ganhou vida e respondeu de forma muito convincente: VOCÊS NÃO VÃO CANCELAR NADA!
Ficamos num dilema.
O prognóstico dos médicos não era nada bom.
No meu coração eu sabia, não haveria casamento sem meu pai.
Era com ele que eu queria entrar naquela igreja.
Era ele e só ele que teria que me entregar à minha nova vida naquele altar.
Por sorte eu já havia escolhido buffet e igreja, porque depois do diagnóstico eu esqueci de tudo relativo ao casamento.
Muitas coisas só foram decididas em cima da hora por puro esquecimento mesmo.
Nestes 6 meses percebemos mudanças significativas E PARA MELHOR na saúde do pai.
Graças a Deus ele foi melhorando, modificando, deixando de ter tantas dificuldades.
E o tão sonhado dia foi chegando.
Eu só iria sossegar, me acalmar e acreditar que eu iria estar ao lado do meu pai naquele dia quando eu pisasse naquela nave.
Foi um dia muito especial.
Apesar de já estarmos casados há 9 meses, morando juntos há mais de um ano e meio, eu estava muito ansiosa.
Depois de um ano como este, não tinha como não estar.
Fui para o salão me arrumar, curti a tarde com minhas madrinhas e minha mãe, rimos, nos divertimos...
De repente ELE chegou... Silêncio. Todos no salão aguardavam este momento.
Eu só ouvi o burburinho:
-shhh, ele chegou... ai que emoção... o pai está ai... olha ele... ai meu Deus, é agora...
Alguém entrou correndo para me avisar e meu coração quase pulou pela boca.
A porta abriu...

Tumtumtumtumtum...
Tive que respirar antes de ir abraçá-lo.

Valeu meu dia, meu mês, meu ano.
Ele estava tão lindo!!! Mas tão lindo!!!
Pensar que no início ele disse que iria mesmo que fosse de cadeira de rodas ou de maca.
E lá estava ele, lindo, de pé, altivo, feliz.
Eu não tinha me preparado para algo tão bom.
Eu estava conformada em ver meu pai mais fraco, apático, cansado.
Deus nos surpreendeu maravilhosamente.

Curtimos muito esse momento nosso.

Prontos, vamos para a Igreja.
Opa! Problema..
Caiu uma chuva torrencial com direito a granizo. Fiquei presa no salão por um tempo.
O pai me acalmou e lá fomos nós tirar mais fotos. E depois direto para a Igreja.
Meu coração não sossegava.
Eu ia casar com o homem da minha vida, e iria ser entregue pelo MEU PAI!
Primeiro ele levou a mãe para o altar.

Precisa dizer alguma coisa??
Depois era a minha vez!
Prontos? Vamos lá!


Ele emocionado, eu com o sorriso travado de tão feliz

Fiquei tão nervosa que não dei mais um beijo no meu pai maravilhoso.

Muito emocionante.
No casamento fizemos questão de falar sobre o que houve. Seria absurdo não fazê-lo.
Tenho orgulho da nossa luta, estivemos juntos sempre.
Foi tudo lindo, maravilhoso...
Deus nos deu a prova de sua bondade.
Deus agiu nas nossas vidas, tocou o corpo de meu pai, permitiu que chegássemos juntos a este momento inesquecível.
Só posso ser imensamente grata.
sábado, 15 de novembro de 2014
O despertar de uma nova vida!!!!!
A cirurgia correu de forma “normal” no dia 10-11, e como ja sabíamos foi uma cirurgia de grande porte, que teve a duração de 8 horas. Por volta das 16:00hs o Dr Marciano chegou a cogitar a interrupção da mesma, uma vez que ao abrir o organismo não conseguia chegar na artéria.
O câncer em si secou efetivamente, porém esparramou raízes no estômago, intestino, duodeno, fígado e pâncreas. A retirada destas raízes secas ocorreu sem grandes problemas, porém o tumor mesmo seco estava na artéria e os médicos não conseguiam acessar a mesma, por isto a possibilidade de uma desistência.
Mas Deus iluminou nossos médicos e eles chegaram ao tumor e puderam raspar o mesmo e limpar toda a área. Uma situação interessante, a veia que estava com o tumor fez trombose, e o organismo criou dois novos caminhos para a passagem do sangue, assim não foi preciso emendar a veia, mas sim simplesmente retirá-la.
A família foi informada da situação e fui levado para a UTI entubado e isto foi por volta de 23:00hs.
O Dr Marciano não aconselhou que eles me vissem por estar entubado e em coma induzido, assim lá fui eu para a UTI.
Mas aí começaram os primeiros sinais de que Deus e Maria estavam agindo desde o inicio, por volta de 2 horas da manhã eu acordei e me dei conta onde estava, não estava entubado, plenamente consciente com dores, sim mas relativamente bem. Foi uma grande alegria, sabia que tinha recebido uma nova oportunidade de viver, e agradeci muito a Deus e Maria.
No dia seguinte o médico veio para a premira visita me passando a situação e as perspectivas, quais sejam 3 a 4 dias de UTI e mais uns 10 dias de hospital.
Lá fomos nós, com coragem e determinação, o ambiente de uma UTI é realmente difícil, as pessoas que ali estão sofrem muito fisicamente e na minha ala, estavam os entubados, os em coma, menos eu e um senhor quase a minha frente assim as respostas dos pacientes são lentas e o ambiente e de muito sofrimento.
Recebi as visitas da Bellinha, Carol, Marcos e Luana 1/2 hora pela manhã e 1/2 hora a noite duas visitas por turno, fiquei muito feliz em vê-los e isto me animou e muito.
No dia seguinte fiz questão de ficar sentado. Mesmo não me sentindo bem me esforcei ao máximo, me entregando plenamente a Deus para que me recuperasse com muita brevidade.
Na quarta feira final de tarde uma excelente notícia, tive alta da UTI e liberado para ir ao quarto, sair da UTI já me animou muito.
A partir de quarta comecei a processo lento e difícil de recuperação, o organismo sofreu uma grande agressão, assim as dores acontecem porém isto faz parte do processo, no 5o dia pela manhã me senti muito fraco, não conseguindo sequer ficar em pé por poucos minutos.
Ainda não me alimento pela boca, apenas um caldinho, na verdade uma “água de batatas” e uma gelatina dietética com gosto de coisa alguma. Recebi um sopa com gosto de nada neste 5o dia e não consegui “saborear” a mesma.
No mais a recuperação tem sido lenta, dolorosa, mas com muita fé em Deus e Maria sei que sairei desta.
Assim que me sentir melhor vou tatuar um personagem do jogo Mario Bros, que reflete uma nova vida ganha, louvando a Deus pela oportunidade de estar aqui e viver na graça de Deus e Maria.
Discurso do casamento
Compartilho com vocês o discurso que meu pai havia preparado para a festa do meu casamento. Ele acabou desistindo de ler o que escreveu porque fiou receoso de não conseguir chegar até o final do texto.
Boa noite a todos, sejam muito bem vindos a celebração da felicidade e nova vida da Carol e do Marcos.
Eu quero começar esta conversa agradecendo a Deus e Maria pela felicidade de nossos filhos e pela alegria de eu poder estar aqui com vocês hoje.
Como muitos sabem eu não deveria estar aqui, mas graças as orações e pedidos de muitos aqui posso lhes dirigir estas palavras.
Agradeço a minha amada Bellinha, grande guerreira, uma verdadeira leoa, que me salvou e me trouxe até aqui, e é claro pelas orações e pedidos de todos.
Deus e Maria devem ter se enchido, de tantos pedidos, então devem ter dito, vamos ver este caso, porque este cara deve ser muito chato.
Com a doença aprendemos muito, fortalecemos o amor entre nós família, e fortalecemos os laços com os amigos, e parentes, muitos deles que eu não via há anos, e que de repente apareceram lá em casa com uma palavra de conforto e apoio.
Considero que estamos vivendo um milagre, pela recuperação e pela felicidade de todos nós aqui presentes hoje, celebrando a felicidade da Carol e do Marcos.
Eu e Bellinha temos filhos maravilhosos, ambos hoje casados, e com histórias diferentes, o Marco começou a namorar a Luana ainda no colégio Marista em Londrina. Quando eu soube, pensei comigo, isto é namorico de infância, daqui a pouco acaba, que engano hein filhos?
Casaram há mais de 6 anos, e notamos que se completam, o Marco de temperamento calmo, tranquilo, de poucas palavras, mas quando se incomoda sai de baixo, já a Luana agitada preocupada com seus alunos, com a escola, ela tem o dom da educação.
Já a Carol conheceu o Marcos iniciaram o namoro, noivaram e hoje estão aqui diante de nós. Ela de temperamento forte, assim como a mãe, como se diz em Luzerna (a cidade com a maior populaçao fora de Luzerna do mundo) “faca na bota” qualquer coisa, risca a faca no chão, quer tudo para antes de ontem, esta é minha filhinha.
Já o Marcos, tranquilo, calmo, zen, assim como eu, brincalhão e de espirito sempre leve.
Atleta, jogava peteca, saiu para ficar mais perto da Carol, e começaram a pedalar. Hum será que a Carol vai entrar nesta? pensei comigo, hoje só de falar quantos quilômetros eles pedalam eu fico sem fôlego.
Hoje percebo que a minha filhinha está alçando voos maiores, deixando definitivamente o berço materno e paterno, vivendo a vida dela, como deve, porém jamais deixara de ser a minha filhinha viu Marcos??
Eles se completam assim como eu e a Bellinha, e nossa cumplicidade, amizade, amor e paixão duram mais de 40 anos, sim temos 34 de casados, (35 em fevereiro de 2015) mais 6 de enrolação de minha parte.
Esperamos que eles tenham a cumplicidade a amizade o amor e a paixão por muitos e muitos anos, e é para isto que viemos aqui, para dizer a eles que sejam muito felizes, enfrentando os problemas juntos e que superem a tudo juntos.
Meu problema me deixou muito mais sensível, as lágrimas correm com muita facilidade, como quando estava no hospital para a primeira cirurgia meu sobrinho Antônio me ligou para que eu visse a minha neta adotiva a Antônia, e eu não consegui falar, so chorava, quando estive na Fazenda onde estavam meus cunhados Ana, Sandra, D Diva e meu terceiro irmão Darico, à noite pensava naquela felicidade e chorava, quando meu cunhado João me ligou, depois de algum tempo sem nos comunicarmos, após o telefonema eu chorei muito e hoje sou um chorão de marca maior, mas hoje não é dia de choro e sim de muita alegria e felicidade.
Volto a agradecer a todos vocês que estão aqui e aqueles que não estão presentes pelas orações, e não vou citar nomes porque se o fizesse ficaria aqui por horas, e poderia estar deixando de lado muitos.
Obrigado a todos, aproveitem a festa da vida da Carol e do Marcos, sejam felizes e eu proponho um brinde aos noivos.
Saúde.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Nova vida que está por vir!!!!
Dia 10 de novembro é o dia de uma nova vida que recomeçará, com a cirurgia marcada para esta data estou preparado para todas as possibilidades.
Claro que acredito fielmente no sucesso da cirurgia e na breve recuperação, porém o sentimento de enfrentar esta situação é difícil, pensar que existem possibilidades de insucesso leva a uma reflexão maior, complexa, porém quase que tranquila.
Acredito que Deus e Maria me darão esta nova chance este renascimento.
Com certeza não será fácil, só em pensar ficar na UTI por dois ou mais dias me incomoda, visitei meu pai muitas vezes na UTI e imagino o que é ficar dias sem poder fazer nada, sem caminhar, interagir com as pessoas amadas, sem receber o carinho delas, aguardando um fortalecimento lento e possivelmente doloroso e penoso será uma prova difícil.
Estou acostumado a ver meus emails a cada 10 minutos, e com a retomada das atividades para 2015 já estou conectado com mais de uma empresa, trabalhando em alguns projetos agora mesmo, além do dia a dia.
Mas como disse estou preparado, tomei algumas atitudes importantes para o bem estar da Bellinha e esta semana que entra será a decisiva para deixar tudo em ordem.
O que me desvia o pensamento é a festa de casamento da Carol, a expectativa da família chegando, a cerimônia, os preparativos finais mesmo que esteja tudo pronto, me desvia o pensamento, focando apenas na felicidade dela e de todos nós que estamos muito felizes com esta nova etapa da vida dela, mesmo que o Marcos esteja levando embora de vez a minha filhinha.
Vamos em frente com muita fé e esperança na crença que Deus e Maria me proporcionarão envelhecer ao lado da Bellinha , de meus filhos amados e de todas as pessoas familiares ou não que estão conosco nesta caminhada.
terça-feira, 28 de outubro de 2014
A DECISÃO
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
As perspectivas e os planos para o futuro
P.S: mamãe cabeçuda, ele REALMENTE não precisava saber daquele prognóstico de tempos atrás. Mas graças a Deus este prognóstico é PASSADO!
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Resultados da 7ª sessão - prontos para a cirurgia
Mas a principal é que agora, mais do que em nenhum outro momento, preciso fortalecer minha fé em Deus e Maria. Uma cirurgia de alto risco abala o paciente, no caso EU, mas espero que Deus me dê a oportunidade de continuar minha vida, ver meus filhos envelhecerem e poder abraçar meus netos, poder viver a velhice com a Bellinha e poder compartilhar a vida com todos aqueles a quem amo. Que Deus e Maria me protejam e ajudem nesta hora difícil da minha vida que espero seja longa. Forca coragem e muita fé.
Resultados do Pet Scan
Com os resultados do Pet Scan nas mãos, a Dra. Mônica concluiu que meu pai não tem mais células cancerígenas em seu pâncreas.
O exame apontou que a massa que ainda lá existe não possui mais malignidade.
Sim, é um milagre!
Deus está nos devolvendo a vida do meu pai Sergio Centa. Graças a Deus e às orações dos nossos amigos queridos nós podemos começar a respirar de novo.
Respirar a certeza de que Deus é bom e misericordioso e que Ele tocou o corpo do mais maravilhoso dos homens, aquele que mais merecia este momento feliz de cura e libertação.
Este é um ano especial que misturou momentos de extrema felicidade com a mais profunda agonia. Foi um ano de libertação e cura interior. Momento de conhecer o real significado do amor, da fé, da vontade de viver.
Este ano foi difícil, a ponto de eu não ter certeza se eu queria acordar no dia seguinte de manhã. E daí eu olhava para o lado e via meu pai, fraco, dolorido, mas sem nunca se entregar e pensava: se ele luta, não é você que vai cair.
Foram transformações profundas. Nunca imaginei que eu iria aprender a amar minha dor. Mas ela dói tanto que chega uma hora em que você precisa fazer as pazes com ela, olhar com carinho e se permitir sofrer.
A dor me trouxe algumas bênçãos.
Eu sabia que amava meu pai. Ele sempre foi meu grande e melhor amigo, companheiro de aventuras. Desde o escorrebunda, passando pelos shows da adolescência, jogos do Coxa e passeios. Vivemos muitas alegrias juntos.
Sim eu o amava muito.
Ingênua eu, que nunca soube antes o que era amor.
Minha família se uniu na dor.
Minha mãe, que sempre foi afobada e meio dengosa, se mostrou uma mulher tão forte! Ela cresceu na minha frente numa mesa da cafeteria do hospital. Eu me senti um neném manhoso na frente daquela mulher decidida, forte e cheia de atitude.
Meu marido passou por tudo isso sendo o mais maravilhoso dos companheiros, e ali tive a certeza de ter feito a escolha certa.
Recém-casados, com menos de 2 anos de relacionamento, aprendemos a nos conhecer e nos apoiar neste momento sofrido. Nos momentos mais difíceis ele estava ali, quietinho, deixando eu chorar, me acarinhando. E sofreu também, pois nestes dois anos ele também já havia construído grande admiração e amor pelo pai. Ele esteve comigo a cada Cerco de Jericó, a cada oração, nos acompanhou a hospitais, exames, tudo o que foi preciso. Nos aproximamos ainda mais em oração e fé.
O câncer me reaproximou de meu irmão. Me fez perceber o tamanho do amor que minha cunhada tem por nós.
E o amor de Deus!
Nunca imaginei que eu iria sentir os olhos de Jesus me olhando com carinho e compaixão. Eu não tinha a menor ideia do que era fé.
A cada cerco de Jericó, a cada Ave Maria, a cada Pai Nosso, eu pude sentir a energia maravilhosa de Deus tocando nossas vidas.
Meu pai será um testemunho deste amor. A minha fé desde a adolescência em Santa Paulina, a protetora dos cancerosos, estava me preparando para esta batalha tendo minha Santa como guia.
Deus sabia que precisava de algo grandioso para fazer meu pai repensar sua vida, rever valores e valorizar sua saúde. Ele sempre cuidou de tudo e de todos mas não se permitia ser cuidado.
Foi um susto. Ainda falta uma parte da batalha.
Nossa história vai virar um livro e vamos glorificar o amor divino eternamente.
Nunca mais nossa vida será igual.
Depois daquele diagnóstico nosso mundo parou. Depois de um tempo ele volta a girar, mas nunca no mesmo eixo, nunca no mesmo ritmo.
Que Deus permita que esta experiência tão profunda faça de nós pessoas mais amorosas e altruístas.
Muito obrigada Senhor.
Este presente é o melhor que eu poderia ter.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Quase lá! Reações da PENÚLTIMA
Após a penúltima sessão de quimioterapia as notícias foram maravilhosas, pelo menos em relação ao índice de CA. Índice que indica o nível de câncer no sangue, e este que estava em 1.500 no inicio do tratamento foi reduzindo, reduzindo e gracas a Deus e Maria caiu para 75,6 nesta última medição.
Os demais exames não foram muito bons, indicando um “desgaste” do organismo em relação a quimioterapia, imunidade baixa, padrões no limite mínimo ou um pouco abaixo do mínimo.
Estes resultados eram esperados pela Dra. Mônica pelo desgaste do organismo em função da agressão da quimioterapia.
Entretanto, minhas reações foram as mais normais possíveis, sem enjôo, mal estar, apenas e como sempre a fadiga, muito forte principalmente no quarto e quinto dias após a sessão, mas reduzindo gradativamente nos dias seguintes. Tanto é que no sábado, 10 dias após a sessão fui a dois programas sensacionais com meus filhos. Pela manhã um encontro de colecionadores de BMW no autódromo de Curitiba, que o Marco faz parte, assisti algumas BM’s na pista alem de outros carros. Não consegui ficar a manhã toda, confesso, mas saí de lá perto do meio dia feliz e faceiro, apenas cansado.
O segundo programa foi assistir o AtleTIBA no Couto Pereira, na maravilhosa companhia da Carol e do Marcos. Jogo emocionante, vitória do nosso time, quer maior felicidade do que esta, excelente companhia, excelente jogo e a vitória.
Com a melhora e a reação positiva do corpo me arrisquei a voos ainda mais altos.
Enquanto escrevo estas linhas estou em Brasília para uma reunião da Comissão Assessora do MEC, reunião de dois dias cheios, e no final do primeiro dia (hoje) me sinto muito bem, sem fadiga, pelo fato de não ter feito a sessão de quimioterapia, adiada para semana que vem em função da viagem à Brasília.
Antes de viajar porém fiz um exame chato, o PET Scan, que levou 4 horas na manhã de quarta feira e à tarde embarquei para Brasília.
Tem mais, no sábado iremos à Chapecó para o aniversário de nossa linda neta adotiva, a Antônia, e nos próximos dois dias estarei em Chapeco a trabalho, visitando clientes da Associação Comercial de Chapecó, graças a intervenção da Taisa.
Serão dois dias de trabalho pesado, mas me sinto forte e confiante, sempre com a proteção de Deus e Maria.
Com tudo isto só posso agradecer a Deus e Maria pela força que tenho, mesmo com a agressão pela quimioterapia, e as excelentes notícias da redução do tamanho do tumor e queda no CA.
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Ca19-9 da sexta sessão
Os resultados dos exames de sangue não foram tão bons, mas o principal foi o resultado do CA 19-9 (marcador tumoral) que caiu para 72,79 (antes 165. No começo 1500.). Fantástico, maravilhoso, estamos quase lá. O índice normal é de até 35, assim falta pouco mesmo, graças a Deus e Maria. Após a sexta sessão a fadiga voltou com força, ontem e hoje tenho sentido muito cansaço, mas nada insuportável, senti ainda uma maior sensibilidade na boca, possível sinal de acidez elevada, assim vamos aumentar os bochechos com bicarbonato de sódio. Vamos levando, com muita fé e coragem, agradecendo a todos pela força e carinho. Vamos em frente com força determinação e a proteção de Deus, Jesus e Maria.
Por Maria. Com Maria. Sempre Maria.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
RELATOS DA SEXTA SESSÃO DE QT
- Ontem, 24 de setembro, fiz minha penúltima quimioterapia. 7 de 8 sessões que precedem a tão esperada cirurgia.
- Fomos à consulta para inicio da sétima sessão e os resultados dos exames apontaram uma redução na imunidade além de piora de alguns índices dosados no sangue. De acordo com a médica isto esta ocorrendo por conta da agressão dos medicamentos ao organismo, assim a medula não consegue recuperar o corpo. A estratégia foi aumentar as injeções subcutâneas de 4 para 7, e como a próxima sessão será feita em 21 dias e não em 15 o organismo terá mais tempo para a recuperação. Não adianta aumentar a alimentação porque não se precisa apenas de alimento mas de ajuda química. Quanto às reações, com a graça de Deus quase não tive, apenas fadiga, mas em uma proporção muito menor do que as anteriores, consigo andar 400 ou 500 metros com tranquilidade, e claro que na minha velocidade, mas não sinto tanto o problema.
- Fomos passar um final de semana na praia e me arrisquei a ir da casa até o calçadão na beira do mar, são 500 metros. Fui ate a 1ª esquina, olhei para a 2ª e fui indo, devagar, é claro. Vindo atras de mim uma mãe com seu carrinho de bebê, também devagar, mas logo logo ela me passou e chegou antes de mim, me diverti muito com a cena.
- A sensação de chegar ao calçadão, sentar em frente ao mar e apreciar a paisagem foi maravilhosa, e claro que a Bellinha veio atras de mim, sem eu saber, apenas espiando minha travessura.
- Na semana seguinte fui a trabalho a São Paulo, viagem curta de 2 dias, mas com agenda controlada e consegui cumprir meus compromissos sem problemas. A volta foi demorada o voo atrasou e cheguei em casa por volta de 23:00hs cansado, fadigado mas feliz. Esta e a tônica, entendo que minha vida, minhas vitorias nas batalhas estão sendo ganhas pela fé que tenho em Deus e Maria que me proporcionam a garra para lutar constantemente, dia após dia. Cada minuto, hora é importante para as vitórias, e é claro o apoio constante da família e amigos. Obstinação, resiliência, fé e coragem só assim se vencem as batalhas e finalmente a guerra.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
PENÚLTIMA!!!
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Rescaldos da 5ª sessão;
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Mais notícias... BOAS!
Antes 581.
Hoje 320.
#vamosvencer
Obrigada Senhor!
domingo, 31 de agosto de 2014
As reações da quinta sessão de QT e duas fortes emoções
A 5ª sessão trouxe consequências leves, uma discreta diarreia na 5ª feira, a famosa e inabalável fadiga, mas nada, além disto, graças a Deus.
Os exames apontam uma redução discreta no tumor, é uma redução, assim a batalha está mais para o meu lado do que da doença, ainda estamos muito longe de vencer a guerra, mas passo a passo estamos lutando com força para a vitória.
No sábado fomos a um aniversário do dileto amigo, Glade casado com a Aninha, churrasco dos bons, mas é claro que a carne por mais saborosa que fosse para meu paladar continua com sabor de areia, mas pelos comentários de todos estava maravilhosa.
Mas a primeira emoção que me refiro foi reencontrar pessoas da família, nesta festa, que não via a 5 ou 6 meses e que ao me ver me recebiam com um abraço apertado, carinhoso, dizendo que estão rezando por mim, é simplesmente emocionante, gratificante e único, receber todo este carinho é uma força a mais para a luta que continua.
A segunda grande emoção foi ir à missa, desde a cirurgia não tinha forças para ir à igreja, e confesso que em função da fadiga foi difícil subir os 3 lances de escada, mas ao final, depois de uma parada estratégica, respirar fundo, cheguei e ao entrar na igreja senti muito forte a presença de Deus, senti suas mãos me abençoando e me levando até a nave para o meu lugar.
Confesso que chorei emocionado sentindo forte Sua presença e com fé que estou sendo muito abençoado, senão não estaria aqui agora, graças a Ele e Maria, e pelo que agradeço muito.
Ao final da missa desci as escadas lépido e faceiro, com as forças físicas renovadas, com a alma leve e em paz, muita paz.
Para aqueles que estão sofrendo do mesmo mal que procurem forças onde existirem, família é o primeiro elo, os amigos, que vocês verão que estarão contigo e principalmente no seu Deus, Ele estará sempre ao seu lado, confie.
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Notícias......... BOAS!
Estamos cada vez mais confiantes e felizes, sentindo o agir milagroso de Deus na vida de meu pai.
Todo mundo sabe o quão difícil é esta batalha, mas com a força e a oração de cada um de vocês temos nos sentido mais fortes, amparados, acarinhados.
Bom, o pai fez exames importantes segunda feira e eles ficaram prontos hoje.
Dizem o seguinte. O tumor, massa sólida na cabeça do pâncreas, teve uma redução de 5 mm x 3 mm.
O entupimento absoluto que antes havia no ducto pancreático já deu lugar a uma moderada dilatação, ou seja, não está mais entupido!
A veia mesentérica superior, que estava sendo abraçada pelo tumor, já está discretamente menos comprimida. A cirurgia ainda não é possível, mas será com a graça de Deus.
A quimioterapia está respondendo muito bem.
Temos mais 4 sessões, esta e mais 3, para então reavaliarmos a possibilidade de cirurgia, que já começa a se mostrar possível.
Plaquetas, ótimas! 193.000. Normal
Hemograma ótimo, sem anemias.
Peso MANTIDO, graças ao maravilhoso suplemento!
A luta continua, estamos vencendo batalha a batalha.
JUNTOS, vamos vencer a guerra.
Continuem suas orações, soldados do exército do amor.
Muito obrigada.
terça-feira, 26 de agosto de 2014
5 de 6?
O pai fez exames no início da semana, estamos aguardando. Tomografias para acompanhar a evolução do tratamento e involução do tumor.
Ele continua no suplemento, mas agora implicou que eu não sei mexer a bagaça, só a mãe sabe.
Charminho para pedir (mais) carinho da Belinha. Tá.
Mas eu sei bem bater o treco e ficou muito gostoso. Eu tomei. Pó + água + colher. Quem não sabe mexer? Humpf.
E agora, quase no final?
Bom, a Dra ainda vai avaliar se serão 6 ou 8. Tudo vai depender do resultado destes exames, que sairão na sexta.
Porfavorzinho Jesus????
Rezem por nós.
Sexta novidades. SERÃO BOAS.
domingo, 24 de agosto de 2014
Boletim do 4°ciclo - relato do pai
Depois das aventuras vividas, com as viagens feitas o corpo sentiu o peso dos excessos, não que tenha sido ruim, a fadiga muito menor do que na semana após a 3ª sessão, mas com fadiga. Mesmo com o mal estar, estou me sentindo mais fortalecido, com mais coragem, sabendo das limitações que tenho. Novamente tive pequenos sangramentos pelo nariz, sinal de baixa imunidade, corrigida rapidamente pela alimentação, de novo, feijão, beterraba, fígado de boi, musculo e o tão indesejado “suplemento”.
Mesmo sabendo que é necessário forço o uso do dito cujo, mesmo não sentindo sabor nos alimentos, o famoso tem um sabor característico e nada agradável, mas navegar é preciso assim sigo em frente.
Entendo que o combate à doença deve ser feito de todas as formas, tomando tudo o que foi indicado pela médica, nutricionista, seguir as instruções por mais que não pareçam importantes, como , por exemplo, fazer o bochecho com bicarbonato de sódio para prevenir as aftas, comer a intervalos de duas horas, enfim seguir as regras à risca.
Ao sentir o corpo fortalecido podemos relaxar nestas instruções, mas não se pode deixar de fazer nada do que foi indicado, recomendado, ou “determinado”.
É um exercício de paciência e determinação pois as consequências são imediatas e nada agradáveis.
Para aqueles que estão na mesma situação que eu a recomendação é ter paciência, determinação e é claro, sempre muita fé em Deus e Maria, que é meu caso, ou no seu protetor, guia, ou sua crença, seja ela qual for, a confiança em um Ser supremo é essencial para que você mantenha sua vida.
Força, determinação, coragem e fé, siga em frente e que Deus o abençoe.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Voos mais altos - relato do pai
Problemas, viagem de carro com mais 2 sócios da empresa, 5 horas de estrada, reunião à tarde e retorno no mesmo dia. Plano B - passagem de avião em aberto, o que me permitiria voltar no final da tarde.
Muito bem, vamos embora, dormi no banco de trás uma boa parte da viagem de ida, cheguei em SP bem cansado mas quase inteiro. A reunião correu muito bem, decisões estratégicas importantes, reunião objetiva, decisória pratica e decisiva. Fim da reunião chega a hora da decisão, volto de avião ou de carro? A opção de voo era para as 21:00hs.... sem chance, decidi voltar junto com os sócios, novamente dormi muito na volta, chegamos por volta de 22:00, muito, mas muito cansado, porem feliz de ter tido a oportunidade proporcionada por Deus e Maria de me sentir forte e poder alçar voos mais ousados. Fisicamente esta semana a fadiga esta muito menor, existe, mas muito mais suportável. Graça divina proporcionada e pela qual agradeço a Deus e Maria a cada momento. Forca fé, coragem determinação, não se entregar, jamais, nunca desanime, siga em frente com muita fé em Deus e Maria."
Meus pitacos:
Ah se o Dr Marciano pudesse sequer imaginar que meu pai estaria trabalhando e viajando mesmo depois do 4º ciclo de quimioterapia (era para parar no primeiro). Fico muito orgulhosa da força de vontade que ele demonstra.
Deus está dando ao meu pai o que ele merece. Quem planta bondade, colhe benesses.
Esta vitória também é fruto do imenso esforço que o pai (finalmente) está fazendo em prol de sua saúde. Ele agora toma o tal do suplemento (era uma guerra), toma as gotinhas de homeopatia, não implica com a Janaúba, se hidrata e VIVE!
Com fé, confiança e muito amor chegaremos à vitória JUNTOS.
Deixo aqui uma frase de Santa Paulina, por quem nutro grande devoção e carinho:
"Nunca, jamais, desanimeis, embora venham ventos contrários"
Santa Paulina, olhe e proteja meu pai de todos os males físicos, emocionais e espirituais que ele possa ter. Toque sua mão gloriosa e milagrosa no corpo de meu pai e cura seu corpo da doença e da enfermidade.
Amém
sábado, 16 de agosto de 2014
A grande viagem - relato do pai
Ficar em casa na mesma poltrona uma grande parte do tempo vendo os mesmos programas que enchem o saco, sem criatividade em sua maioria me fez ficar entediado, com muita vontade de fazer algo diferente e desafiador.
O que antes era um passeio, já chegamos a fazer diversas vezes esta viagem saindo de Curitiba no sábado e retornando no domingo, passou a ser uma missão mais complicada.
Horários de saída, pontos e parada, logística para trazer os medicamentos, injeções, etc.
Na saída assumi o volante, pois a estrada é de pista dupla, pedagiada, fácil de conduzir, sem pressa. Parada nº 1 para almoço, logo seguimos viagem dirigi por mais alguns quilômetros e passei a boleia para a Bellinha.
Assumiu brilhantemente, e não queria mais entregar o volante, e só me permitiu dirigir por mais alguns quilômetros na chegada.
Paramos mais algumas vezes e no trajeto tive a felicidade de rever as paisagens que passava sem prestar atenção, readmirando os locais que mostrava às crianças, os pinheirais os campos, planícies, a criação de gado enfim, vendo a mesma paisagem com outros olhos.
Este passeio tornou-se um desafio, vencido, o corpo apresentou os sinais evidentes de cansaço, mas a alegria de sair de respirar novos ares, rever pessoas queridas, estar em um ambiente renovado, alegre e feliz, ouvindo as histórias, e as estórias de família contados brilhantemente pela Bellinha para nosso seleto grupo, ouvir os causos contados por todos, me fez reviver e recuperar mais o gosto pela vida.
Uma viagem que era simples e fácil, nesta nova fase tornou-se um grande desafio vencido e com alegria e felicidade.
Renove-se, reviva, procure as alegrias nas pequenas coisas da vida,
Jamais se entregue, procure viver e se renovar a cada dia, este é o maior desafio de todos, viver e viver entendendo e compreendendo os limites do corpo, mas sem perder a fé e a esperança.
Viva bem sempre, dentro de suas limitações e estabelecendo prioridades.
Seja feliz, mesmo que isto signifique encarar desafios que possam parecer intransponíveis em uma nova situação de saúde. O corpo tem suas restrições, mas a alma nunca terá.
Amor também cura
Precisa falar alguma coisa? Essa imagem é simplesmente linda!!
Este sorriso, que eu não via há tanto tempo, é fruto do amor dessa pitoquinha que tanto bem faz ao meu pai.
Vovô Centa, estou muito feliz com a tua alegria.
Só imagino no casório, quando estiverem juntos os dois amores das nossas vidas: Antônia e Gabriel.
Não vejo a hora.
Antônia é uma baita vergonha eu não te conhecer ainda, mas saiba que te amo de todo coração.
Ganhei meu dia, minha semana, meu mês!
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Relato do guerreiro
O resultado da terceira batalha;
Empate com baixas de ambos o lados.
Após a terceira sessão de quimioterapia os resultados dos exames foram 80% normais, sangue bilirrubina, etc. níveis normais, mas três grandes preocupações;
• Nível de plaquetas abaixo do mínimo
• Fígado, índices acima do normal.
• CA 581
O nível de plaquetas significa baixa imunidade, o que poderia impedir a próxima sessão, e assim a ação foi aumentar os alimentos ricos em ferro; feijão, beterraba, musculo, fígado de boi, suplemento etc., e foi o que fizemos. Em dois dias o nível subiu para acima do mínimo, suficiente para retomar a quimioterapia.
Neste meio tempo ainda quebrou um dente e a médica não permitiu o tratamento, antes do aumento do nível de plaquetas.
Índices do fígado, sem graves problemas, uma vez que é o órgão mais atingido pela medicação.
CA é preocupante, mas está baixando, e isto significa que o mal está sendo combatido e está diminuindo.
Assim posso afirmar que do lado da doença as baixas estão sendo a diminuição da doença, porém ela está entrincheirada entre uma artéria e uma veia, assim o ataque não é fácil por isto a diminuição lenta da mesma.
Do meu lado as baixas foram o extremo cansaço, fadiga muito maior do que das outras vezes, uma sensação terrível, sem dor, mas com muita fraqueza de corpo e de espirito, uma luta constante e sem resultados, a sensação de impotência de lutar, combater o bom combate, mas sem resultados a cada dia que passa, perdem-se as esperanças, e a baixa parecia ser eu mesmo.
Cheguei a desanimar diversas vezes, cheguei a pensar se não seria melhor me entregar, deixar de lutar, mas aí a fé me devolve forças de onde não existiam mais, mesmo sem resultados lutei mais uma vez e mais uma vez, aceitando que a vontade de Deus é quem rege nosso universo.
Após o sexto dia começaram a surgir os resultados, o corpo conseguiu reagir, as forças começaram a voltar lentamente e o desanimo começou a desaparecer.
Ao longo deste período as mensagens de animo e força pareciam vazias, “vai dar certo” “tudo passa” “voce é forte, consegue, vai lá”, mas as mensagens não soavam em mim como um apoio, porém entendi depois que quem me mandou estas mensagens realmente desejava minha recuperação, e agradeço a isto tudo, o apoio de minha família, e principalmente a força de Deus e Maria que me permitiram continuar a quimioterapia, e combater o mal até sua eliminação.
Não é fácil, não tem sido fácil, mas quando vejo pessoas com o mesmo mal em situações iguais, melhores e piores do que a minha peço a Deus que os apoie, conforte e cure.
Vamos em frente, lutar, lutar e lutar, dias melhores e piores virão, mas com nossa força de vontade, determinação e apoio da família e amigos, além das bênçãos de Deus e Maria conseguiremos.
Saúde e sorte a todos, que Deus os abençoe e guarde sob o manto de Maria.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
A melhora invisível
Uma das grandes dificuldades na batalha contra o câncer é visualizar a melhora.
O corpo, obviamente, fica cada vez mais abatido a cada quimioterapia.
Cansado, fraco, mais magro.
A cada sessão estes efeitos vão se intensificando.
O médico nos alertava sobre isso.
- Olhe, ele vai conseguir trabalhar somente até depois do primeiro ciclo. Após este período o corpo vai pedir repouso, tudo vai ficar mais difícil.
A gente foi percebendo estas mudanças aos poucos.
Dificuldade de respirar, falar, voz cada dia mais fraca, emagrecimento.
Subir 13 degraus curtos é um esforço imenso.
E a cada sessão os efeitos se intensificam. SIM, É NATURAL.
É natural, mas obviamente causa angústia.
A quimioterapia é danada porque visivelmente, no que a gente pode sentir, o corpo só piora.
Parece que nada está adiantando.
SÓ QUE, assim como o corpo, o câncer também está sofrendo. Está sendo massacrado, reduzido, exterminado, pulverizado.
O problema é que isso a gente não vê.
O que fazer?
Lá vem novamente a palavra que meu pai me ensinou:
Temos que ser RESILIENTES.
Aceitar as mudanças do corpo como parte da cura e perseverar, com paciência e fé.
Nós SABEMOS que o câncer está sofrendo também. A diferença é que ele não sabe ser resiliente e se entrega. Nós não.
O câncer vai morrer, vai se entregar, vai acabar.
O pai não. Porque meu pai saberá conduzir seu processo de cura com paciência, graça, fé e amor.
Ele pede paz, daremos a ele paz.
Ele pede alimento. Daremos a ele alimento - PARA ISSO MEU PAI TERÁ QUE SE ESFORÇAR MAIS.
Ele pede DESCANSO. E talvez aí seja necessária uma mudança. O pai ainda está trabalhando. Não seria a hora de ser mais resiliente e aceitar a necessidade de descanso. Dormir o quanto for necessário. Ficar em casa sem fazer nada - sem mercado, sem chácara, sem dirigir, sem nada. Será, paizinho?
Vamos dar ao corpo o que ele pede?
Lições de resiliência do bambu: "Curvar-se, mas sem quebrar.
sábado, 9 de agosto de 2014
DIA DOS PAIS
Hoje é dia dos pais. Dia daquele que tem sido a razão dos meus pensamentos mais amorosos.
Nós, eu e meu marido, fizemos há poucos dias um curso de noivos e uma das palestras me fez lembrar muito meus pais.
O pediatra falava sobre paternidade responsável e sobre os desafios da paternidade frente a modernidade.
Num dos momentos ele questionou sobre as boas lembranças, boas marcas, que nossos pais haviam deixado em nós.
Passou um filme na minha cabeça.
Claro que eu não lembro, mas sei que meu pai conseguia acalmar o mais raivoso dos bebês. Sempre dormi mal e fui ligada no 220, mas era em sei peito quentinho que eu sossegava.
Só o pai tinha paciência e calma para fazer sumir uma crise de tosse de cachorro louco (como chamávamos meus acessos de tosse inexplicáveis). A mãe nunca lidou com os seus pequenos doentes, então era ele que fazia tudo serenar. Acalmava a mãe que ficava agoniada, me fazia um chá bem ruim (tinha alho no treco, ou era mel, mas era horrível), me colocava sentadinha no balcão da cozinha, fazia eu beber aquela coisa, e depois deixava eu adormecer na cama deles (este privilégio era só para doentes).
Meus pais foram companheiros de escorrebunda no papelão e morriam de rir das calças rasgadas.
Faziam o melhor café da manhã com ovos, mas só em ocasiões especiais.
Nossas viagens eram marcadas pelo famoso TÁ CHEGANDO PAI?
Pelas inúmeras brigas com a Tata no meio, e pelas maravilhosas histórias sobre a natureza que o pai contava ao mostrar as florestas por onde passávamos. Mas, tá chegando, pai?
Eles transformaram a menina espoleta de triciclo rosa e capacete de formiga atômica naquilo que sou hoje.
E na fase de não querer pentear o cabelo? Eu tinha um cabelão e não penteava. O único ser que eu deixava tocar naquele ninho era o pai. A mãe puxava demais. Ele ia devagar, com uma paciência de jó. Garanto que ele pensava "guria do djanho, penteia essa porcaria", mas não falava nada. Só me salvava da mão de quem estivesse tentando tirar o nó na marra.
Meu pai "café pilão" faz jus ao apelido maluco que inventei ainda pequenina.
Café é forte, encorpado. Mas também é quentinho, tem cheiro de café da manhã com a família, combina com bolo de infância, conforta.
Até hoje o café da manhã é minha refeição mais esperada.
Não, esta não é minha mesa. O motivo é outro.
Acho que inconscientemente eu lembro da música que o pai cantava todos os dias, chamando a gente para o café.
"vamos tomar caféeee, vamos tomar café, cada um com a sua muié, na casa do .... (esqueci)."
A gente com cara amassada, morrendo de sono, e o pai lá berrando feliz da vida. Acho que a gente às vezes se perguntava se ele era normal.
Ainda bem que não é normal. É único, é meu, é especial, é um presente divino.
Nós dividimos muitas paixões, compartilhamos grandes momentos e graças a Deus faremos ainda mais juntos.
Pai não tenho palavras para te fazer imaginar o quanto você é especial para mim.
Nada, nada, nada mesmo pode descrever o que eu sinto, como eu me orgulho de você, a vontade que tenho de gritar ao mundo que sou sua filha.
No dia de hoje peço a Deus que lhe dê SAÚDE, resiliência, sabedoria e fé para vencer esta batalha.
Mas quero mais. Quero que Deus transforme toda a dúvida em certeza, toda dor em amor, toda tristeza em absoluta felicidade.
Este momento vai passar.
Quando terminar a providência divina será abundante.
Nossa família já mudou, já se uniu.
Temos muito mais para conquistar juntos.
Ah, tem mais uma coisinha que eu te desejo.
Desejo que no ano que vem vocês comemorem o dia dos avós.
Eu te amo, pela eternidade e mais uma semana.














