Dia 10 de novembro é o dia de uma nova vida que recomeçará, com a cirurgia marcada para esta data estou preparado para todas as possibilidades.
Claro que acredito fielmente no sucesso da cirurgia e na breve recuperação, porém o sentimento de enfrentar esta situação é difícil, pensar que existem possibilidades de insucesso leva a uma reflexão maior, complexa, porém quase que tranquila.
Acredito que Deus e Maria me darão esta nova chance este renascimento.
Com certeza não será fácil, só em pensar ficar na UTI por dois ou mais dias me incomoda, visitei meu pai muitas vezes na UTI e imagino o que é ficar dias sem poder fazer nada, sem caminhar, interagir com as pessoas amadas, sem receber o carinho delas, aguardando um fortalecimento lento e possivelmente doloroso e penoso será uma prova difícil.
Estou acostumado a ver meus emails a cada 10 minutos, e com a retomada das atividades para 2015 já estou conectado com mais de uma empresa, trabalhando em alguns projetos agora mesmo, além do dia a dia.
Mas como disse estou preparado, tomei algumas atitudes importantes para o bem estar da Bellinha e esta semana que entra será a decisiva para deixar tudo em ordem.
O que me desvia o pensamento é a festa de casamento da Carol, a expectativa da família chegando, a cerimônia, os preparativos finais mesmo que esteja tudo pronto, me desvia o pensamento, focando apenas na felicidade dela e de todos nós que estamos muito felizes com esta nova etapa da vida dela, mesmo que o Marcos esteja levando embora de vez a minha filhinha.
Vamos em frente com muita fé e esperança na crença que Deus e Maria me proporcionarão envelhecer ao lado da Bellinha , de meus filhos amados e de todas as pessoas familiares ou não que estão conosco nesta caminhada.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Nova vida que está por vir!!!!
terça-feira, 28 de outubro de 2014
A DECISÃO
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
As perspectivas e os planos para o futuro
P.S: mamãe cabeçuda, ele REALMENTE não precisava saber daquele prognóstico de tempos atrás. Mas graças a Deus este prognóstico é PASSADO!
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Resultados da 7ª sessão - prontos para a cirurgia
Mas a principal é que agora, mais do que em nenhum outro momento, preciso fortalecer minha fé em Deus e Maria. Uma cirurgia de alto risco abala o paciente, no caso EU, mas espero que Deus me dê a oportunidade de continuar minha vida, ver meus filhos envelhecerem e poder abraçar meus netos, poder viver a velhice com a Bellinha e poder compartilhar a vida com todos aqueles a quem amo. Que Deus e Maria me protejam e ajudem nesta hora difícil da minha vida que espero seja longa. Forca coragem e muita fé.
Resultados do Pet Scan
Com os resultados do Pet Scan nas mãos, a Dra. Mônica concluiu que meu pai não tem mais células cancerígenas em seu pâncreas.
O exame apontou que a massa que ainda lá existe não possui mais malignidade.
Sim, é um milagre!
Deus está nos devolvendo a vida do meu pai Sergio Centa. Graças a Deus e às orações dos nossos amigos queridos nós podemos começar a respirar de novo.
Respirar a certeza de que Deus é bom e misericordioso e que Ele tocou o corpo do mais maravilhoso dos homens, aquele que mais merecia este momento feliz de cura e libertação.
Este é um ano especial que misturou momentos de extrema felicidade com a mais profunda agonia. Foi um ano de libertação e cura interior. Momento de conhecer o real significado do amor, da fé, da vontade de viver.
Este ano foi difícil, a ponto de eu não ter certeza se eu queria acordar no dia seguinte de manhã. E daí eu olhava para o lado e via meu pai, fraco, dolorido, mas sem nunca se entregar e pensava: se ele luta, não é você que vai cair.
Foram transformações profundas. Nunca imaginei que eu iria aprender a amar minha dor. Mas ela dói tanto que chega uma hora em que você precisa fazer as pazes com ela, olhar com carinho e se permitir sofrer.
A dor me trouxe algumas bênçãos.
Eu sabia que amava meu pai. Ele sempre foi meu grande e melhor amigo, companheiro de aventuras. Desde o escorrebunda, passando pelos shows da adolescência, jogos do Coxa e passeios. Vivemos muitas alegrias juntos.
Sim eu o amava muito.
Ingênua eu, que nunca soube antes o que era amor.
Minha família se uniu na dor.
Minha mãe, que sempre foi afobada e meio dengosa, se mostrou uma mulher tão forte! Ela cresceu na minha frente numa mesa da cafeteria do hospital. Eu me senti um neném manhoso na frente daquela mulher decidida, forte e cheia de atitude.
Meu marido passou por tudo isso sendo o mais maravilhoso dos companheiros, e ali tive a certeza de ter feito a escolha certa.
Recém-casados, com menos de 2 anos de relacionamento, aprendemos a nos conhecer e nos apoiar neste momento sofrido. Nos momentos mais difíceis ele estava ali, quietinho, deixando eu chorar, me acarinhando. E sofreu também, pois nestes dois anos ele também já havia construído grande admiração e amor pelo pai. Ele esteve comigo a cada Cerco de Jericó, a cada oração, nos acompanhou a hospitais, exames, tudo o que foi preciso. Nos aproximamos ainda mais em oração e fé.
O câncer me reaproximou de meu irmão. Me fez perceber o tamanho do amor que minha cunhada tem por nós.
E o amor de Deus!
Nunca imaginei que eu iria sentir os olhos de Jesus me olhando com carinho e compaixão. Eu não tinha a menor ideia do que era fé.
A cada cerco de Jericó, a cada Ave Maria, a cada Pai Nosso, eu pude sentir a energia maravilhosa de Deus tocando nossas vidas.
Meu pai será um testemunho deste amor. A minha fé desde a adolescência em Santa Paulina, a protetora dos cancerosos, estava me preparando para esta batalha tendo minha Santa como guia.
Deus sabia que precisava de algo grandioso para fazer meu pai repensar sua vida, rever valores e valorizar sua saúde. Ele sempre cuidou de tudo e de todos mas não se permitia ser cuidado.
Foi um susto. Ainda falta uma parte da batalha.
Nossa história vai virar um livro e vamos glorificar o amor divino eternamente.
Nunca mais nossa vida será igual.
Depois daquele diagnóstico nosso mundo parou. Depois de um tempo ele volta a girar, mas nunca no mesmo eixo, nunca no mesmo ritmo.
Que Deus permita que esta experiência tão profunda faça de nós pessoas mais amorosas e altruístas.
Muito obrigada Senhor.
Este presente é o melhor que eu poderia ter.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Quase lá! Reações da PENÚLTIMA
Após a penúltima sessão de quimioterapia as notícias foram maravilhosas, pelo menos em relação ao índice de CA. Índice que indica o nível de câncer no sangue, e este que estava em 1.500 no inicio do tratamento foi reduzindo, reduzindo e gracas a Deus e Maria caiu para 75,6 nesta última medição.
Os demais exames não foram muito bons, indicando um “desgaste” do organismo em relação a quimioterapia, imunidade baixa, padrões no limite mínimo ou um pouco abaixo do mínimo.
Estes resultados eram esperados pela Dra. Mônica pelo desgaste do organismo em função da agressão da quimioterapia.
Entretanto, minhas reações foram as mais normais possíveis, sem enjôo, mal estar, apenas e como sempre a fadiga, muito forte principalmente no quarto e quinto dias após a sessão, mas reduzindo gradativamente nos dias seguintes. Tanto é que no sábado, 10 dias após a sessão fui a dois programas sensacionais com meus filhos. Pela manhã um encontro de colecionadores de BMW no autódromo de Curitiba, que o Marco faz parte, assisti algumas BM’s na pista alem de outros carros. Não consegui ficar a manhã toda, confesso, mas saí de lá perto do meio dia feliz e faceiro, apenas cansado.
O segundo programa foi assistir o AtleTIBA no Couto Pereira, na maravilhosa companhia da Carol e do Marcos. Jogo emocionante, vitória do nosso time, quer maior felicidade do que esta, excelente companhia, excelente jogo e a vitória.
Com a melhora e a reação positiva do corpo me arrisquei a voos ainda mais altos.
Enquanto escrevo estas linhas estou em Brasília para uma reunião da Comissão Assessora do MEC, reunião de dois dias cheios, e no final do primeiro dia (hoje) me sinto muito bem, sem fadiga, pelo fato de não ter feito a sessão de quimioterapia, adiada para semana que vem em função da viagem à Brasília.
Antes de viajar porém fiz um exame chato, o PET Scan, que levou 4 horas na manhã de quarta feira e à tarde embarquei para Brasília.
Tem mais, no sábado iremos à Chapecó para o aniversário de nossa linda neta adotiva, a Antônia, e nos próximos dois dias estarei em Chapeco a trabalho, visitando clientes da Associação Comercial de Chapecó, graças a intervenção da Taisa.
Serão dois dias de trabalho pesado, mas me sinto forte e confiante, sempre com a proteção de Deus e Maria.
Com tudo isto só posso agradecer a Deus e Maria pela força que tenho, mesmo com a agressão pela quimioterapia, e as excelentes notícias da redução do tamanho do tumor e queda no CA.