quinta-feira, 28 de maio de 2015

O susto


Após a quimioterapia de segunda feira, comecei a me sentir mal, náusea, dor de cabeça, o que nunca havia tido, uma tosse seca, e uma sensação de mal estar diferente.
Na terça feira participei de uma reunião à tarde, mas não conseguia me concentrar, e voltei para casa.
Na quarta à tarde fui ao trabalho, mas comecei a piorar, me sentindo muito fraco e sem disposição.
Foi difícil atravessar a rua, caminhar uma quadra, enfim muita dificuldade em tudo. Chegando em casa verificamos a temperatura que estava 38,1, ou seja uma pequena febre, um possível indicativo de problemas.
Falamos com a médica e fomos ao consultório fazer exames de sangue e consulta. Os exames acusaram uma infecção e o pulmão estava carregado. A médica solicitou um raio X e conforme fosse o resultado o caminho era internação e tratamento com antibióticos fortes no hospital, o que me causou um mal estar.
A febre persistia, assim fomos fazer o raio X que acusou uma pequena infecção pulmonar, porém e graças a Deus e Maria, sem a necessidade de internação.
Tratamento iniciado, antibiótico, medicamento para febre, e à noite correu melhor, transpirei muito mas acordei com mais disposição, com a tosse ainda presente, porém sem dor de cabeca e  com mais ânimo.
Toda e qualquer situação diferente deve ser tratada imediatamente, para evitar a piora e consequências piores, assim continuo me tratando, com a “leoa” Tim no meu encalço, e graças a ela, que estou melhorando.
Agradeço a Deus e Maria pela melhora, e vamos em frente.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

As plaquetas parte III


Voltamos ao consultório para verificar a possibilidade de fazer a quimioterapia, há duas semanas não consigo fazer a bendita quimioterapia em função da baixa imunidade, plaquetas muito baixas e se fizer a quimioterapia os riscos são grandes de uma infecção, uma pneumonia etc.
Mas o resultado de hoje nos deixou felizes, o índice estava acima do mínimo, o que possibilita a quimioterapia.
Brinquei com as meninas da enfermagem que iria inaugurar as poltronas novas automatizadas, com controle remoto, modernas em um novo ambiente, na nova clínica, moderna, confortável.
Mas a reflexão que faço refere-se realmente a esta situação, ficar feliz por poder fazer a quimioterapia não é felicidade plena, é felicidade relativa por estar tendo a possibilidade de continuar o tratamento e não permitir que a doença se alastre, mas em meu íntimo o que eu realmente desejo  e anseio com muita fé é ouvir a seguinte frase;
“Você está de alta”
Tenho muita fé em Deus e Maria que em breve ouvirei esta frase, e aí sim minha felicidade será plena.
Enquanto não ouvir esta frase, continuo a luta ajudado e muitas vezes “empurrado” por todos aqueles que realmente me amam.
Não deixo de agradecer a Deus e Maria todos os dias de minha vida pela minha saúde mesmo que não seja plena, mas tenho a certeza que juntos e com fé superaremos esta doença terrível.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

As plaquetas parte II


Reiniciamos as sessões de quimioterapia, e já no primeiro ciclo, na terceria sessão uma “surpresa” que na verdade não era uma surpresa, o índice de plaquetas estava muito baixo, o mínimo necessario para a quimioterapia é de 100.000 e neste dia estava 25.000.
Frustração, desânimo, já na consulta com a médica, ao nos informar que não poderiamos fazer a quimioterapia em função do baixo índice de plaquetas. Cancelamos a sessao e retomamos o tratamento de repouso e alimentação.
Ao voltarmos para a consulta uma semana depois boas novas, o índice estava em 250.000 isto  graças a uma grande ingestão de pinhões no domingo anterior, com isto quimioterapia garantida e vamos lá. Recomecanos o ciclo.
Não que seja emocionante fazer quimioterapia, após as sessões, tres a quatro dias depois, o corpo se ressente, náuseas, fadiga, mal estar, dificuldades de respiração, mas tudo enfrentado com força e fé.
Fizemos duas sessões e antes da terceira voltamos a uma consulta com o Dr Marciano o cirurgião. Estava tudo ótimo, sentia uma alegria imensa de viver, ou de estar vivo, fui elogiado pelo médico, que após me avaliar clinicamente apenas disse que tudo estava correndo muito bem e que o tratamento deveria continuar normalmente.
Paradoxalmente o médico recomendou o seguinte:
Coma coisas pesadas, lasanha com muito queijo, molho de carne, feijão, arroz, batata, doces de modo geral, enfim tudo o que um médico não recomendaria aos seus pacientes.
Isto porque estou pesando 80 kg e com 1,90 m de altura me transforma em um “vara pau” como se diz aqui no sul.
Nossas principais dúvidas foram em relacao ao tatamento e se deveríamos fazer exames de imagem, ressonância, pet scan etc, e o CA para verificar o indice de câncer no sangue.
A resposta foi incisiva e direta, “ainda nao” e a justificativa foi compreendida rapidamente.
Não existe um “tumor” instalado, e sim uma indicação de células malignas no sangue, o que pode não significar nada. Pode ser um resultado da radioterapia, da quimioterapia que foi feita em conjunto com a radioterapia, e os exames de imagem poderiam não acusar nada, e se acusassem a indicação terapêutica seria a de continuar a quimioterapia. O CA alto indicaria a continuidade da quimioterapia, assim o melhor e fazer estes exames após as sessões de quimioterapia.
Assim fomos em frente sempre com muita fé em Deus e Maria que o CA esteja indicando uma doença ou pseudo doença química e não física.
Muita fé e determinação para enfrentar o que teremos pela frente, seja o que for.
Passado o final de semana voltamos à médica para a consulta de segunda e a última sessão do segundo ciclo, mas surpresa.... índice de plaquetas em 67.000, ou seja abaixo do índice mínimo de 100.000.
O risco de se fazer a quimioterapia com um índice tão baixo, é de que o organismo, já debilitado, fique mais enfraquecido ainda, vulnerável a qualquer doença. Uma simples gripe pode se transformar em uma pneumonia, uma infecção pode se transformar em algo muito grave, assim a recomendação é de “repouso”, “alimentação e alimentação”.
Frustrante, muito mais pelo temor de que a doenca progrida, e muito menos do que pelas reações  que já iniciaram no dia da consulta. Muita fadiga, mal estar, respiração curta, falta de vontade de tudo, não consigo me concentrar seja na simples leitura de um e-mail, seja ate mesmo um e-mail de “spam”.
Muito mais triste pela falta de reação do organismo o que me faz ficar apático e abatido.
Mas procuro descansar, comer, comer, mesmo que não aumente 100 gramas de peso, mas não me entrego. Sigo em frente com o apoio de minha amada, dos meus filhos amados, do genro e nora, e de todos os amigos que junto conosco pedem a Deus e Maria pela minha recuperação.

terça-feira, 19 de maio de 2015

VALEU RPCTV!

Saímos hoje no Bom Dia Paraná, numa reportagem falando sobre nosso blog.
O link é este aí embaixo.
Vamos divulgar esta luta para que outros pacientes tenham a certeza que temos:
É possível.
Você pode ter câncer mas não permita que ele tenha você nas mãos!
Lute, persista, e vença!
Grande beijo
http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/t/edicoes/v/familia-cria-blog-de-apoio-a-luta-contra-o-cancer/4191119/

domingo, 10 de maio de 2015

Dia das mães!!!

Hoje é dia daquela que sustenta nossa luta. Graças a ela meu pai tem sido cuidado e mais cuidado ainda neste último ano. É ela que suporta todas as caras feias surgidas invariavelmente cada vez que ela prepara o suplemento. É ela que suspira bondosamente cada vez que surge uma reclamação por causa de um comprimido, uma injeção, uma dor. O trabalho da mãe e da esposa nem sempre é valorizado. Nem mesmo enxergado. Mas é graças a ele que tudo se sustenta. Quem mais aguentaria com resignação choros da criança, rebeldia do "adolescente", incongruência do jovem adulto, e a dor de assistir a partida de cada filho? Mãe o que você faz por nós e pelo meu pai ninguém mais faria. Perdoe se às vezes parece que a gente não enxerga. Não é por maldade. Você faz tudo parecer tão fácil. Mas hoje sei que não é. Sei que seu corpo todo, sua mente e seu espírito trabalham com um único desejo. A cura do pai. Tudo o que você faz por ele e, por consequência, por nós, é glorioso. Todas as suas preocupações são genuínas, válidas e respeitadas. Foi você que, junto com a força dele e com a bênção de Deus, devolveu nosso pai para nós. É você a grande responsável por esta luta e por este milagre. Minha amiga, pedaço da minha alma, eu te amo com todo coração.
Nunca no mundo haverá alguém mais digno e corajoso do que você. Aprendi contigo a vida toda. E muito mais neste último ano. Obrigada por tudo. Te amo, mãezinha.
Beijo