Após a “última” sessão de quimioterapia precisávamos fazer os exames para ver como estava a situação no geral.
A possibilidade de encerrar as sessões de quimioterapia me parecia possível, porem não uma certeza absoluta, uma vez que mesmo depois de 15 dias após a ultima sessão passei muito mal, fadiga extrema, mal estar sensação de enjôo muitas vezes, não sinto o sabor dos alimentos, e estes sintomas me preocupam, pois demonstram que meu organismo não está reagindo como eu gostaria. Outro fator é o peso, perdi mais um quilo e não consigo recuperar, mesmo tendo uma alimentação normal, sem exageros, mas mesmo me alimentando bem o peso não se altera.
O exame de imagem mostrou os mesmos pontos no pulmão, pelo menos na nossa leiga leitura, e nada mais de anormal, o resultado do CA demorou para sair, e quando saiu veio a surpresa desagradável, havia aumentado, passando a 251, estava em 130, foi um aumento razoável.
Consulta agendada lá fomos nós, confesso que fui de coração e mente “limpas” não fiz pre julgamentos, não entrei em pânico, estava “calmo” aguardando a interpretação da médica e o que viria a seguir.
Passei varias noites mal dormidas, sem medo, sem desespero, mas preocupado, tudo poderia ocorrer, uma visão otimista, uma visão realista de nossa parte, mas principalmente eu precisava do parecer da médica para seguir adiante.
Na pré consulta minha pressao estava muito baixa, baixa temperatura e havia perdido mais um quilo desde a última consulta.
Na consulta ela foi metódica e aparentemente tranquila, analisou os resultados, não me pareceu preocupada com os pontos no pulmao, porém apontou duas novidades, a primeira que estava com a imunidade muito baixa, o que me deixou fraco, com uma fadiga extrema, e a outra novidade, esta sim bombastica, é que eu estou com um líquido na pleura, um espaco entre o pulmão e a “carcaça ” do corpo. A feição da medica ao olhar o exame de imagem me deixou preocupado. Mesmo ela tendo argumentado que o líquido não era uma grande quantidade, que não valeria a pena fazer uma punção “neste momento”, mas que precisaríamos combater a doença rapidamente.
Novamente mantive a calma, talvez mais resignação do que calma, e continuei com a mente “limpa” sem pensar nada de bom ou de ruim. Não estava feliz com o resultado, obviamente, mas procurei me manter em paz.
Com todas estas informações passaremos a um reinício das batalhas, teremos 15 dias de “folga” a quimioterapia irá recomecar depois destes 15 dias para que eu possa me recuperar, neste meio tempo vou procurar me alimentar com produtos que aumentem a imunidade os glóbulos vermelhos, e principalmente me fortalecer espiritualmente para as novas batalhas, novas sessões, novas consequências como fadiga, mal estar, enjôo, etc.
Novas batalhas, novas lutas e sei que não será fácil, minha energia está sendo exaurida a cada batalha, procuro me fortalecer, principalmente pelo espírito para que o corpo reaja e se fortaleça.
Vamos em frente com fé em Deus e Maria.
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
E a guerra apenas teve uma trégua, as batalhas recomeçam;
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Os exames de imagem
Ontem ao entrar na clínica para a tomografia fui acometido de uma sensação estranha, fiz várias tomografias, mas nunca havia sentido a sensação que tive. Aquela máquina parecia um monstro me engolindo, você fica deitado em uma maca, e o aparelho passa sobre você com um barulho alto de uma roda girando, vai e volta, diversas vezes e de quando em quando uma gravação pede: respire fundo. e segure.... Logo em seguida, ...pode respirar.....
Foram cerca de 20 minutos de passa e repassa, a última "passada" eles injetam o contraste, e desta vez rompeu a veia causando dor e desconforto. Mas a sensação de estar sendo engolido pela máquina continuava, não conseguia mudar o pensamento, me via sendo destroçado pela máquina, amassado, espremido, sem chance de me soltar e sair dali. Minha vontade era de sair correndo, mas além de estar com sonda, preso a máquina vestia um "pijama" da clínica que mais parecia um uniforme de presidiário. Findo o exame saí meio tonto, já não estava bem antes do exame, me recompus e sentado na sala de espera rezei pedindo que este fosse um exame que me desse boas notícias. Vamos ver, esta espera realmente está me sufocando, não durmo direito à noite na expectativa dos resultados, principalmente o CA porém tenho mais alguns dias de angústia e dúvidas.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
As incertezas após a última sessão
Fizemos a última sessão de quimioterapia em uma quinta feira, sem grandes novidades, ou seja, o mesmo mal estar, a mesma fadiga, náuseas, diarréia, enfim, nada de novo. Os sintomas se arrastaram por duas semanas, uma antes da sessão e durante a semana da sessão. Esta “última sessão” não necessariamente será a última, vai depender dos exames, do índice de CA e os de imagem solicitados pelos médicos, os exames de imagem irão mostrar se os nódulos nos pulmões aumentaram ou não. Caso tenham aumentado devemos manter o tratamento, com novas sessões, significando novos sintomas desagradáveis, e principalmente, que o mal não foi curado. As emoções são muitas, naquela noite não consegui dormir, passei a noite toda acordado, e já havia decidido não ter em meu quarto um relógio, assim não teria a noção do passar do tempo. Mas naquela noite sentia o tempo passar muito devagar, ouvia os poucos ruídos vindo da rua, um carro que passava um alarme que disparava, e aos poucos os pássaros cantando anunciando um novo dia que estava chegando, e eu ali aceso, ligado, pensando. Não é uma situação fácil, se os exames apontarem um aumento nos nódulos, começamos uma nova batalha, difícil, sofrida, mas não é o sofrimento que me preocupa, e sim a questão do futuro, o que acontecerá? Esperança, fé, confiança, sim continuo com todas estas firmes e fortes, porém até o momento da avaliação médica fica a grande dúvida o que acontecerá? Como irei enfrentar esta nova fase? De que forma poderei me manter vivo e saudável? Vou conseguir? Tenho muita fé que sim, e acredito que estamos lutando por uma boa causa, que poderei viver e ver meus netos, poderei ver meus filhos felizes e realizados, poderei ficar mais velho ainda ao lado da minha amada, este é o meu desejo, porém não depende de mim, e sim Dele, e com fé Nele que me mantenho lutando e aguardando seus desígnios. Tenho mais uns dias para saber os resultados e descobrir o que me aguarda, assim procuro manter a calma e a serenidade, com fé e confiança.