sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O dreno


Cirurgia feita, laparoscopia, procedimento “simples” porem muito temido por mim e volto ao quarto do hospital.
Pelas palavras iniciais do médico, na consulta, eu deveria ficar com o dreno por um ou dois dias, retira-lo e ir embora.
O dreno nada mais é do que um tubo enfiado no corpo do paciente, que vai diretamente ao local afetado, no meu caso a pleura, e este tubo “drena” ou retira o líquido produzido pelo organismo, e em meu caso, a não produção de líquido e essencial para que o pulmão expanda e retome seu lugar.
Não olhei em nenhum momento o tubo pendurado, apenas sinto o dito cujo, e como sinto!!!
Porem ledo engano, passou o sábado, o domingo, a segunda feira o que me deixou angustiado, ansioso mesmo, sem uma perspectiva de retirar o dreno e a saída do hospital.
Na terça feira acordei mais angustiado ainda, me sentindo incapaz de realizar minhas atividades, com os clientes me solicitando os projetos, e eu ali “parado”. Mandei uma mensagem ao médico pedindo para sair do hospital, estava realmente me fazendo mal, e felizmente fui atendido, o médico passou no quarto instalou o tal dreno e me liberou.
Saímos do hospital por volta de 10:00h fomos direto para casa, e no caminho surgiram sensações estranhas, enjoo, mal-estar, tontura, não estava me sentindo nada bem.
Cheguei em casa muito cansado e aquele tubo incomoda demais. O local é muito sensível assim parece que tenho uma faca espetada entre as costelas, assim respirar é difícil, sentar e levantar também, andar, enfim dói sempre, só não sinto dores quando consigo dormir, e mesmo assim acordo com facilidade em função da dor.
Mas estava esperançoso considerando que estava em casa e que logo logo tiraria o “tubo”, a perspectiva era de retirar três dias depois.
Os dias passavam lentos, doloridos e com sensações estranhas, muita fadiga, perda de peso, não conseguia puxar o ar com forca, mesmo fazendo os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta.
Aos poucos fui melhorando, lentamente, o mal-estar foi passando chegando no terceiro dia a digamos 70% de minha condição boa.
Tomo medicamentos para dor e infecção em horários muito absurdos, de madrugada a 1:00h, as 3:00h e em uma destas ocasiões, no escuro, não queria incomodar a Bellinha acabei derrubando o copo de água, esparramando pelo quarto, criado mudo, gavetas, enfim uma bagunça só.
Mas finalmente chegou o dia em que iria ao médico retirar o dreno, fui animado, e ao chegarmos lá o medico examinou, olhou, olhou, pôs a mão no queixo e deu sua sentença; “está quase bom.......”
O chão fugiu dos meus pés, estava preparado para retirar o tubo e ir embora sem dor, mas como o organismo ainda está produzindo líquido o médico recomendou passar o final de semana com meu “cachorrinho” e na segunda pela manhã retirar o mesmo.
Me acalmei, respirei fundo, pensei na vida, e decidi enfrentar mais este desafio, um fim de semana com dores, com o tubo pendurado, enfim mais um desafio a enfrentar.
Espero não derrubar nenhum copo até a retirada do tubo e espero retirar esse treco na segunda feira, com consulta marcada para as 8:00h.
Vamos em frente sempre!

2 comentários: