quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Resiliência, resignação e reação


Nas últimas semana fiz a quimioterapia por infusão e oral, assim a “pancada” foi em dobro, tomei durante 2 semanas a quimio oral, iniciando no dia da quimioterapia injetada, e as reações foram as piores desde o início deste tratamento.
Senti um mal estar, uma espécie de ressaca, com um detalhe, a sensação começava pela manhã durava o dia todo, e não terminava.
Dias e dias sentindo este mal estar, além da fadiga, muito forte sempre, náusea, indisposição, diarréia em alguns momentos, e a perda de peso.
Isto enfraqueceu o físico e o psíquico, me senti fraco fisicamente em muitos momentos, e senti que minhas forças para lutar haviam desaparecido. Não conseguia mais ter a garra de antes, tentava lutar comigo mesmo, mas simplesmente não conseguia, a falta de condição física me empurrava para uma entrega, uma falta de animo, não conseguia manter o foco, mesmo tentando lutar me faltavam forças.
Mais uma vez fiz uma prova comigo mesmo, em um dia desta semana pela manhã fiz uma apresentação para um grupo de gestores de RH sobre os cursos que estou trabalhando, uma apresentação de 20 minutos, ininterruptos, e durante a apresentação me senti bem entusiasmado, eloquente, e percebi que este é o Sergio que deveria estar no comando novamente.
Ao encerrar sentei e pedi um copo com água e respondi as questões atendendo as pessoas ali mesmo.
Voltei para casa exausto, procurei descansar e recuperar a parte física, pode parecer algo estranho para uma pessoa comum, fazer uma palestra de 20 minutos, é apenas o início de uma de minhas aulas, nos bons tempos, mas no meu caso foi um esforço extraordinário,  mas para mim, necessário.
À noite em casa, após trabalhar um período a tarde comecei a refletir sobre esta situação, não posso me entregar, não posso me deixar levar pela fraqueza, pela falta de vontade, pela incapacidade física, minha força de vontade precisa ser maior do que tudo, mesmo sem a energia física que tinha.
Ao deitar pensei muito, demorei a pegar no sono, batalhei muito comigo mesmo buscando forças na alma para voltar a lutar e continuar lutando.
Não está sendo fácil, quando éramos jovens falávamos que deveríamos matar um leão por dia, e é assim que eu devo proceder matar um leão por dia, fera esta que está para me devorar, e se eu não fizer nada ela vai acabar comigo.
Não consigo lutar com as mesmas forças de antes, mas enquanto eu puder irei em frente superando minhas fraquezas a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário