sábado, 21 de fevereiro de 2015

Essa figura me representa


No início dos anos 2000 atravessávamos uma crise financeira muito forte, trabalhava em uma Faculdade que pagava pouco e não pagava em dia. Ministrava aulas de pós e alguns contratantes demoravam para pagar, e em alguns casos tive calotes memoráveis.
Nossos filhos estudavam em escolas particulares e Universidades privadas assim a situação estava caótica, porém descobri esta figura que me representa desde aquela época.
A situação financeira melhorou, graças a Deus, mas também descobri o significado da palavra resiliência, que também relembro de quando em quando.
Todos nós passamos por crises, problemas, porem na questão saúde tive uma paralisia facial em 2011 (síndrome de Bells) que me atrapalhou muito o dia a dia, não conseguia fechar o olho direito, sentia uma espécie de “anestesia” como aquelas que a gente toma ao tratar um dente, você não sente a boca, morde a bochecha, a língua, um desconforto muito grande. Nesta época fazia os exercícios recomendados pela fisioterapeuta, dentre eles soprar “língua de sogra”, encher balões, assoprar em canudinhos, forcar a movimentação das bochechas, em frente a um espelho. Figura caricata a minha fazendo tudo isto, REGULARMENTE e constantemente.
Mas graças a esta determinação me curei da tal Síndrome de Bells, só que não esperava o tumor no pâncreas.
Este foi campeão, com certeza e exigiu de mim toda a obstinação, determinação, garra e vontade de viver.
Não foi nada fácil, uma coisa é ter paralisia facial, outra e saber que você pode estar morto em poucos meses. Mas analisando a situação toda, percebi que não poderia deixar aqueles que me amam, e que estavam sofrendo junto comigo. Nós fazíamos os exames, nós fazíamos as quimioterapias, tomávamos TODOS os remédios recomendados, alguns de sabor completamente intragável, como o “licor de babosa”, enfim fazíamos e fazemos sempre juntos.
Decidi então VIVER, obviamente com a ajuda de Deus e Maria que sempre me ampararam e me amparam ate hoje.
Tive momentos muito dolorosos, difíceis, de não ter forças para atravessar uma rua, de não conseguir subir em um automóvel, de não conseguir comer, pois os alimentos não tinham sabor, cheiro, por mais esmerada que minha Bellinha fosse. Mas para seguir vivendo, em respeito a ela, e a todos, eu comia a elogiava a comida preparada com tanto amor.
Ganhei forças com meus filhos, bastando olhar para eles e minha nora e genro, vendo o amor a mim dedicado, a preocupação e o cuidado comigo.
Não apenas eles, mas todos os amigos e parentes amigos que vieram me ver, trazendo a amizade, a paz e a certeza da vitoria.
Estamos muito próximos de ouvir a frase que mais anseio em toda a minha vida, que e “você está de alta” e que deve ocorrer nos próximos dias. Terminamos a ultima quimioterapia ontem, segunda feira terminaremos a radioterapia, e depois disto tudo, com as bençãos de Deus e Maria faremos apenas o acompanhamento a cada seis meses.
Sempre acreditei muito na cura total, e tenho certeza que Deus e Maria irão me proporcionar esta graça, que só foi obtida pelo amor recebido e pela obstinação, determinação, teimosia, chatice, resiliência, enfim a figura mostra este sentimento.
Para aqueles que estão enfrentando um problema semelhante peço que Deus e Maria os abençoe e recomendo que sua opção seja pela vida, VIVA não se entregue jamais, você é um vencedor, tenha esta certeza.
Que Deus os abençoe e guarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário